Tyrrell P34 (seis rodas)

A Fórmula 1 é reconhecida como o maior laboratório do automobilismo; é na "máxima' que foi desenvolvido o freio a disco, o motor turbo, os apêndices aerodinâmicos entre outras coisas.
A equipe de Ken Tyrrell foi a que trouxe à "vida" um dos carros mais emblemáticos da categoria, o Tyrrell P34. O Tyrrell P34 carro também conhecido como "seis rodas" foi um projeto de Derek Gardner para F1.
O carro foi projetado e construído para participar da temporada 1976. Na época a Goodyear era a fornecedora de pneus para categoria e para o carro que utilizava na dianteira rodas de 10 polegadas, foi projetado pneus especiais.

O spoiler dianteiro cobria os pneus dianteiros e com isso beneficiava a penetração aerodinâmica, reduzindo o arrasto. O volante controlava o esterço do primeiro e segundo par de rodas com igual ângulo, melhorando a dirigibilidade do carro.
Embora os trabalhos de desenvolvimento do P34 tenham se iniciado em 1975, o carro não estava pronto para a primeira corrida da temporada em 1976. Durante o desenvolvimento Gardner encontrou diversos problemas pelo arranjo incomum, especialmente para ventilação do sistema de freios.
Uma vez o projeto na pista, diversas equipes mostraram intenção de seguir o mesmo rumo. A Ferrari criou seu protótipo com quatro rodas motrizes no mesmo eixo traseiro; Williams e March optaram por dois eixos traseiros motrizes, mas nenhum destes passou da fase de projeto.
A empreitada da Tyrrell durou duas temporadas, já quem 1978 voltaram a formatação tradicional de 4 rodas. A Goodyear foi uma das responsáveis pelo fim da empreitada, já que não queria mais ter de criar pneus na medida especial somente para escuderia britânica, e a FIA colocou no regulamento para 1979 que os carros teriam de ter o formato tradicional.
O P34 não foi nenhum fracasso, já que conquistou 1 vitória (Jody Scheckter - GP da Suécia 1977) e 1 pole em 30 participações, além de 3 voltas mais rápidas. Até hoje os carros remanescentes participam de corridas de carros de F1 histórico.



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